sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Previdência, Servidores e Políticos: diálogo impossível?

Por: Vereadora Sônia Rabelo

Na Câmara Municipal do Rio acontece o inimaginável: o prefeito envia ao legislativo um projeto de lei, cuja pretensão seria a “capitalização” do fundo previdenciário dos funcionários-servidores e, estes, os servidores-beneficiários, se posicionam contra o referido projeto! Isto é plausível, ou há algo a mais nesse suposto “céu de brigadeiro” ?

Essa situação é semelhante àquela de alguém que quer dar para outrem algum dinheiro, e o recebedor se recusar dizendo: não, deixa pra lá, não quero não...

A suposição de que uma enorme massa de funcionários municipais, todos diretamente interessados no assunto, esteja tão enganada sobre os seus direitos, não é plausível!   Também não é plausível que o executivo, ciosíssimo de proteger o futuro dos funcionários, tenha a máxima urgência em aprovar um projeto, que os beneficia, mas que “eles não entendem”!

Os funcionários-servidores estão na mão dos vereadores

Em reunião informal ocorrida ontem na Câmara, com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Município e do secretário Guaraná, como representante do prefeito, alguns pontos me pareceram fundamentais:

O primeiro apresenta, como justificativa central do projeto, o empenho em evitar a “falência” da conta gestora dos recursos da previdência dos funcionários-servidores (conta chamada de FUNPREVI, alocada dentro do PREVIRIO).

Alega a chefia do executivo municipal que a situação de insolvência da conta previdenciária colocaria o governo municipal diante de uma escolha de Sofia: pagaria os direitos dos aposentados e pensionistas com dinheiro do Tesouro, cortando investimentos e serviços públicos, ou cortaria os direitos dos antigos funcionários, continuando com os investimentos na cidade?

Seria falso este dilema?

Afinal, serviços essenciais prestados pelo município hoje, tais como educação, saúde, conservação e fiscalização na cidade, são feitos por aqueles que se aposentarão amanhã; assim como os aposentados foram aqueles que serviram à cidade e aos cidadãos ontem.

Para curar um mal, é preciso tratar suas causas, e não seus sintomas

Na Câmara, 10% dos vereadores são médicos. Eles sabem que o excesso de antibióticos faz com que o organismo se torne resistente a eles e, no final, o remédio perde sua eficácia. Para as curas eficazes é preciso, considerar os sintomas para chegar ao principal, ou seja, às causas, e nelas operar com proficiência, para se alcançar eficiência.

A proposta do PL 1005, que estaria “capitalizando” a conta previdenciária dos funcionários-servidores do Município, é como um antibiótico não específico. É administrado considerando os sintomas sem chegar às causas da doença, e nunca será suficiente para combater as bactérias que consomem as entranhas da administração desses recursos.

Por isso, os funcionários-servidores, pacientes, e que já viram este filme antes com outros “doutores”, não aceitam mais esse tratamento, que sabem ineficaz. Intuitivos, querem uma medicação de eficácia comprovada, que lhes é, por direito, devida.

Senão vejamos:

1. Por que um instituto previdenciário solvente como o PreviRio/Funprevi, que nasceu há menos de 30 anos, sem passivo, teria se tornado insolvente?

Resposta: pela sua contínua gestão irregular, pela falta de pagamento dos recolhimentos devidos pelo Tesouro (explicitamente confirmadas pelo Tribunal de Contas), e pelo uso político de seus recursos.

2. Então, para que a conta de previdência do Município seja solvente, o que pode fazer um bom governante?

Resposta:

a) Medidas efetivas para que os erros do passado não se repitam

b) Pagar suas dívidas

c) Estabelecer medidas de segurança para que sua cota seja sempre paga no futuro

3. E como se faz para que não se cometa erros de gestão, e não se caia na tentação de usar dinheiro da previdência para fins de governo?

Estruturando-se a gestão do caixa previdenciário com instrumentos de administração, gestão, controle e fiscalização com autonomia do governo!

4. E como se pagam as dívidas passadas?

Primeiro, fazendo a conta com o credor, isto é, com os funcionários-servidores. Conta unilateral não é conta, é bilhete vermelho. Segundo, combinando com aquele a quem se deve a forma e os prazos de pagamento.

5. E como fazer para garantir que os pagamentos futuros sejam feitos?

Ah, isto já é mais complicado. O Tribunal de Contas do Município afirmou que, em seu relatório, deixou claro que havia dívidas do administrador para com a previdência dos funcionários-servidores, mas que, mesmo assim, a Câmara aprovou as contas do governante, liberando-o de suas responsabilidades.

Então, voltamos aos responsáveis finais, capazes, ou não, de alterar esta situação: nós, os vereadores, que aprovamos as contas dos prefeitos, e podemos, agora, exigir que se apresente não só um plano de capitalização de previdência para os servidores, mas um plano de gestão que previna a contínua e conhecida malversação desses recursos.

6. Por que um projeto de lei consistente é fundamental?

Primeiro, por uma postura ideológica, e de fidelidade aos compromissos do governante com os serviços públicos permanentes e contínuos, cuja prestação – feita por funcionários-servidores efetivos, de carreira, remunerados decentemente – é essencial para lhes garantir independência para servirem aos interesses do Estado, do público e da sociedade, e não às circunstâncias efêmeras de cada governante que chega, mas passa.

Segundo, para que não aconteça, o de sempre. Que os fundos previdenciários solventes sejam o caixa de retirada dos governantes insaciáveis, que dele se servem, sem qualquer cerimônia, porque nomeiam e comandam os seus dirigentes e conselhos gestores.

Sem isto, qualquer plano de pretensa solvência não solverá, mas servirá de trampolim para daqui a pouquíssimos anos esses mesmos governantes dizerem, como anunciado: Fizemos todo o possível, mas não conseguimos solver o insolvível. Agora, temos de alterar os direitos dos servidores, pois não podemos tirar dinheiro dos serviços públicos ativos...

Discurso este que já fazem agora, para aprovar um projeto de lei que não se preocupa nem com causas, muito menos com os efeitos que delas decorrem!

Um plano para “inglês” ver.

Publicado no blo da Vereadora Sônia Rabelo em 31/08/2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Alerta aos Servidores

Fonte: Jornal O Dia - 31/08/2011

MOBILIZAÇÃO CONTRA O PL 1005

Parabéns aos servidores ativos, inativos e pensionistas do Município do Rio por sua  coesão e mobilização. Ontem a Cinelândia teve que acomodar cerca de 1500 pessoas que estavam em frente a Câmara Municipal cobrando das autoridades uma proposta clara e eficaz de recuperação da nossa previdência. Estão todos cada vez mais convencidos que o PL 1005, ao contrário do que anuncia, só intensifica o processo de degradação e precarização do Previ-Rio e do FUNPREVI e por isso mereceu ontem, diante dos vereadores, um rotundo NÃO. As lideranças dos servidores,  foram recebidas pelo presidente da Câmara, vereador Jorge Felippe, que afirmou ser a favor de que o projeto seja discutido, mas não ter a prerrogativa de retirar a urgência do PL nem impedir sua votação no curto prazo. 

Segundo informe do jornal O Dia, o presidente do TCM afirmou, em reunião ontem com os vereadores, não ser possível avaliar o projeto em menos de dois meses.

Esta afirmação do TCM é positiva porque comprova que o PL traz mais insegurança do que garantias aos que, minimamente, se debruçam sobre ele.

Hoje as comissões de mérito que analisam o projeto se reunirão às 13h para darem o parecer em conjunto sobre o PL. Temos a garantia de três pareceres negativos das quatro comissões envolvidas. As lideranças estão trabalhando para garantir o quarto voto contrário, da comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público composto por Renato Moura - PTC, Tânia Bastos - PRB e João Mendes de Jesus - PRB. Quatro pareceres contrários invalidam o PL 1005.

Dados os pareceres nas comissões, mesmo com um parecer positivo apenas, o projeto vai direto pro plenário. Em plenário, o servidor vai ter que disputar na pressão da mobilização cada voto dos vereadores. Vai ser preciso abarrotar a CMRJ. A data provável pra isso é amanhã, quinta-feira - 1º de setembro a partir das 14h.

Esteja preparado!!!!

Acompanhe a ordem do dia na Câmara clicando aqui
Os e-mails dos vereadores da comissão de assuntos ligados ao servidor são: joaomendesdejesus@camara.rj.gov.brrenato.moura@camara.rj.gov.brvereadorataniabastos@camara.rj.gov.br

PARTICIPE! SUA AÇÃO FAZ TODA A DIFERENÇA!!

Atenciosamente,
ASPREV/Diretoria